Quantcast
Channel: A Voz do Taxista – RÁDIO TERA BYTE
Viewing all articles
Browse latest Browse all 368

99 e Easy Táxi – mocinho ou bandido?

$
0
0

 

Há  um mês, taxistas de São Paulo mobilizaram se para promover um dia sem 99 táxis, movimento que foi seguido dias depois por outras cidades, tomando conhecimento dos vídeos e áudios nos diversos grupos das redes sociais, a 99 táxis procurou os líderes do movimento para uma reunião, onde disseram estar preocupados em esclarecer  o compromisso com a categoria. Um ponto nessa reunião me chamou muito a atenção, indagado sobre certas atitudes que a empresa vem tomando, o diretor de relacionamento Pedro Soma afirmou que: – “a 99 táxis não discute sobre legislação”.

99táxis
O táxi de São Paulo esta entre os melhores de mundo

Hoje quando a 99 táxis anuncia a mudança de nome, deixa a categoria muito apreensiva, uma vez que o decreto 56.985/2016 deixa aberta a possibilidade da 99 Táxis e os outros aplicativos que hoje somente trabalham com táxi, também trabalharem com carros particulares.

“A 99 está em plena expansão – no último trimestre, contratou 70 novos funcionários e mudou-se para uma sede maior (confira as fotos acima). Dez milhões de pessoas usam seu aplicativo, que é também o mais lembrado por quem recorre ao celular para pedir transporte, segundo uma pesquisa de consumo móvel da “Panorama Mobile Time/Opinion Box”. Revista Exame

Hoje os taxistas se deram conta que a 99 Táxis é uma empresa e todo investimento feito começa a ter que ser devolvido para os investidores.

As incertezas diante da posição dos aplicativos são motivos para muitos questionamentos dos taxistas, eles se sentem traídos pela 99 e Easy táxi; –“A 99, porém, afirma que não está muito preocupada…. Para continuar sua expansão, a empresa resolveu reestruturar sua marca e apostar em frentes estratégicas, ressaltando sua brasilidade como diferencial”. A exemplo da 99, nessa segunda-feiura (11/07) a Easy Táxi reuniu um grupo de taxistas para explicar o inescapável, usar carro particular no trasporte de passageiros. Essa decisão da Easy Táxi, e tudo indica que a 99 também tomará a mesma decisão nos próximos dias, esta assegurada pelo decreto do Prefeito Fernando Haddad que liberou o uso de carros particulares, o que é prerrogativa dos taxistas que vem tentando derrubar o decreto na justiça.

UBER
Pedro soma diretor da 99

Em declaração a Revista Exame o co-fundador da 99 afirmou; – “Sentimos que precisávamos sintetizar tudo isso de novo. Os valores que a gente escreveu há quatro anos eram sentidos mais pelos fundadores – na época, nosso time tinha dez pessoas”, conta o co-fundador Ariel Lambrecht. “Precisávamos incluir outros valores que as pessoas sentem hoje. Mantivemos os essenciais, mas fizemos uma releitura.” Será esta releitura implantar a mesma filosofia da UBER?

 

Posicionamento

“Nós queremos deixar muito claro o benefício de andar de táxi – você chega mais cedo em São Paulo, usando os corredores, e conta com motoristas profissionais e qualidade no serviço por meio de avaliações. Participamos ativamente de todas as discussões com as autoridades sobre regulamentação do setor de transporte individual”. Maria Elisa Silva, diretora de marketing da 99. A regulamentação que se refere a diretora de marketing é nada menos do que o decreto do Prefeito do qual se valerá todos os aplicativos para usar o carro particular no lugar do táxi. “Queremos mostrar que somos uma start-up brasileira, que também pode trazer algo diferente ao mercado”, completa a marketeira.

A meta de 99 para este ano é reforçar duas frentes: a de serviço corporativo e a 99TOP – transporte de alto padrão que utiliza os táxis pretos.

Taxistas de São Paulo
Táxi São Paulo

Os serviços corporativos da 99 foram criados há dois anos e atendem desde pequenos e médios negócios até grandes empresas, como a Natura. A ideia é que a empresa delegue os serviços de transporte e consiga ter um controle mais transparente dos gastos nessa área, reduzindo custos. A 99 pretende crescer 300% na área corporativa este ano, em comparação com 2015 – a start-up não revela o número absoluto de requisições feitas por empresas.

Já o 99TOP é um serviço que começou neste ano e tem a proposta de ser mais sofisticado, semelhante ao Uber Black – porém, operando com os registrados táxis pretos. Por enquanto, o 99TOP opera apenas em São Paulo. Para 2016, a ideia é expandir para outras regiões, até que o serviço de luxo cubra todo o país. Por fim, a 99 pretende dobrar seu número de usuários até dezembro, chegando a 20 milhões de pessoas.

Esperemos que não haja nenhuma meta oculta por parte da 99, que realmente impulsione o serviço de táxi na cidade de São Paulo e em todo Brasil e não o transporte ilegal com base em um decreto inconstitucional.

fonte: Revista exame


Viewing all articles
Browse latest Browse all 368