Quantcast
Channel: A Voz do Taxista – RÁDIO TERA BYTE
Viewing all articles
Browse latest Browse all 368

Taxistas do Nordeste cometem mesmos erros do Sudeste

$
0
0

Taxistas das capitais do Nordeste insistem em cometer os mesmos erros dos taxistas do Sudeste. Contra a Uber há somente um remédio: a regulamentação.

Há dois anos quem fizesse essa afirmação seria taxado de traidor. Mas  atualmente temos consciência de que lutamos contra uma empresa que adota uma filosofia que pretende substituir o Estado de Direito. Essa filosofia está causando um caos no sistema de transporte individual de passageiros e levando milhares de trabalhadores a uma situação de arrocho sem precedentes na história centenária desses profissionais.

Os taxistas do nordeste devem rever suas táticas.  Algumas atitudes são básicas para  não cometerem os mesmos erros que fizemos no Sudeste:

  • É necessária uma campanha de esclarecimento do que é a Uber, sua forma de atuação e outras atitudes que parecem inicialmente a favor do usuário, mas que com o tempo se mostram como prejudiciais para a própria população;
  • Apontar as vantagens do táxi, legalidade, facilidade, fidelidade;
  • Melhorar o serviço, convencendo os próprios colegas que vivemos um momento que o cliente tem um grau alto de exigência, mas que a crise econômica atinge a todos;
  • Não partir para o confronto nas ruas com os uberistas;
  • Não prejudicar a população de quem tanto precisamos de apoio.
  • E é fundamental o diálogo com o executivo, legislativo e judiciário dos Estados/Municípios.

Temos que ter uma visão realista que precisamos aprimorar o nosso serviço, vendo do ponto de vista de cada táxi ser uma empresa. Mas sempre ter em mente que a imagem da profissão depende do conjunto. A coletividade é que influenciará a opinião pública a ter uma imagem positiva do nosso serviço.

Taxistas de Recife farão protesto contra Uber

NE10

Um grupo de taxistas do Recife promete ocupar ruas da Capital pernambucana a partir das 6h desta segunda-feira (5) em protesto contra os serviços do aplicativo Uber. As vias por onde a carreata deve passar, no entanto, ainda não foram divulgadas oficialmente. No último dia 22, a categoria fechou ruas da Zona Sul e fizeram enterro simbólico. Segundo o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (Sinditáxi) e Associação dos Profissionais de Táxi do Recife, a mobilização não conta com o apoio das duas entidades uma vez que será de cunho político, liderada pela Força Sindical de Pernambuco.

“O Sindicato não participa porque não apoia a manifestação. Nós realizamos uma reunião com o Ministério Público, Prefeitura do Recife, através da CTTU, e com a Secretaria de Governo e aguardamos uma posição”, explicou Everaldo Menezes, presidente do Sinditáxi. Ele é enfático ao argumentar que a instituição não reconhece a mobilização porque espera um posicionamento dos órgãos sobre o funcionamento do aplicativo no Estado.

Dos 6.125 mil taxistas cadastrados no Recife, segundo Everaldo Menezes, aproximadamente 200 vão cruzar a Capital participando da manifestação. “O grupo diz que vai começar pela Beira Rio, depois por outras ruas na Torre e Madalena. O sindicato confia na solução da prefeitura e tenho certeza que o prefeito é a favor de um serviço de táxi na Capital”, acredita Menezes.

Para Sandro Cavalcanti, presidente da Associação dos Profissionais de Táxi do Recife, a entidade defende a discussão sobre o funcionamento do aplicativo assim que acabar o período político. “Nenhum posicionamento será decidido agora porque estamos em um momento de campanha eleitoral. Quem tem que resolver a situação é o prefeito e não um grupo político que está por trás dessa manifestação, querendo chamar a atenção para ganhar votos”, alegou Cavalcanti, defendo ainda que o protesto seja pacífico para não prejudicar a população.

Cavalcanti, no entanto, diverge com o presidente do sindicato e adianta ainda que o protesto deve bloquear a Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, com destino ao prédio da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, também no Centro da Capital. A intenção, segundo ele, é chamar a atenção da população para o funcionamento do Uber em Pernambuco.

A reportagem do NE10 entrou em contato com a Força Sindical do Estado para confirmar horário e percurso da manifestação desta segunda, mas até 19h30, ainda não havia sido atendida.

Confira imagens do último protesto dos taxistas no Recife:

FOTOS – André Nery/JC Imagem

 

 

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 368